segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Que Há Depois?

Morte. Como lidar? Em um dia uma pessoa está ao seu lado sorrindo, brincando, lhe abraçando, e no outro... Já se foi. Eu nunca perdi ninguém essencial em minha vida, deve ser a pior de todas as dores, a dor da perda eterna. Só em pensar que nunca mais verei aqueles olhos brilhantes, aquele sorriso vivo, aquela pele corada e tudo mais de maravilhoso que ela tinha, meus olhos se enchem d’água.
Mas sempre tenho aquela reflexão: o que há depois da morte? Será mesmo um sono eterno? Ou nossa alma realmente será julgada e salva ou condenada ao fogo eterno? Ou apenas transitaremos de corpo em corpo, para sempre? Eis a grande dúvida de todos os tempos, e creio que sempre será. Não é fácil se desprender de alguém que você convivia, até se uma pessoa que eu estou acostumada a brigar morrer, eu vou chorar. A convivência faz muita falta. A voz, o jeito, tudo faz muita falta. Fotos, vídeos, músicas, tudo nos lembra daquele que se foi, e é como se metade de nós fosse junto. Fica um buraco dentro de nosso peito, um buraco intampável por bastante tempo. E a cada lágrima derramada uma lembrança dos bons momentos invade a nossa mente para nos atormentar de saudade... A morte é cruel principalmente pros que ficam.
Imagino também que morte pode ser uma libertação. No além não haveria violência, dor, sofrimento, tristeza, apenas paz e coisas boas. Um período de descanso. Mas será que as almas dos mortos ficam nos olhando de lá do céu, ou de onde quer que elas estejam? Talvez sim, talvez não. É mais confortante pensar que morrer é como dormir, você nem sente que está vivo ou morto, não sente nada, e não vai para lugar nenhum, nem céu, nem inferno. Já basta todas as punições daqui da terra, pra que mais? Não quero mais. Não pode haver mais do que simplesmente descanso. Ou melhor, um recomeço, só que em outro corpo. Seja lá o que for a morte, só tenho uma certeza: um dia todos nós iremos descobrir o que há por trás dela.
Então, aos vivos deixo este recado: viva com todas as pessoas e trate-as o melhor que você puder, ao menos faça alguém sorrir. A vida é muito curta para ser ruim. Outro dia, um amigo me disse “a vida é um quadro em preto e branco, nós é que temos que colori-la”. Vamos colorir a nossa vida, porque no fim, tudo se termina ou em luzes ou em escuridão.

10 comentários:

  1. não gostava dos seus textos, porém esse foi uma das coisas mais bonitas, tocantes e reflexivas q ja li. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ju, nunca li nenhum texto seu, mais esse eu achei muito interessante, e ensina as pessoas a se comunicar, mesmo com pessoas que odeiem, por isso que minha mãe fala sempre, aproveite a sua familia,aproveite a sua vida, porque sua vida não será eterna, como aconteceu com a professora que todos ficaram arassados você viu .
    obrigada por ter me mandando isto, pra eu refletir um pouco, *-*

    ResponderExcluir
  3. Esta muito bom esse texto. Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Obrigada galera <3' Temos que amar até os nossos "inimigos", porque ninguém sabe o dia de amanhã. :s'

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo amiga!! Você disse tudo!!

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom falar da morte, do mistério do desconhecido. Não é atoa que esse é o décimo comentário postado.
    Sua visão da morte é uma visão de vida na realidade.
    É muito difícil falar do que não sabemos.
    E você expôs de forma inteligente e emotiva sua opinião sobre a dita-cuja.
    Ja dizia Raul:
    "morte, morte, morte que talvez... seja o segredo dessa vida!"

    Realmente, a morte é o segredo dessa vida. Enquanto a vida é aquilo que temos de revelado e acreditável.

    Bjs Ju

    Seu Anjo Virtual

    ResponderExcluir